O Golfe, o Desporto e a Idade !!!

16 February 2022

Por Álvaro Dinis

Quando nascemos, todos sabemos que um dia iremos morrer, sabemos também que se cuidarmos melhor do nosso corpo podemos viver mais tempo e com melhor qualidade de vida.

Para isso devemos tentar comer o melhor possível, tendo uma alimentação diversificada (tentando cometer o menor número de exageros possível), hidratarmo-nos, não fumar, ingerir bebidas alcoólicas com moderação e fazer desporto QB, sabemos hoje que os praticantes de alta competição de uma grande variedade de desportos (Golfe, Ténis, Futebol, Basket, Voleibol, Andebol, citando apenas alguns), podem vir a ter precocemente problemas de saúde, dependendo dos desportos praticados, na coluna, cotovelos, joelhos, tornozelos, ancas…
No caso do Golfe, e olhando para o Tiger Woods que para muitos foi o primeiro Atleta/Golfista, pondo em prática um treino bastante físico, já foi operado à coluna por quatro vezes devido ao desgaste de muitos anos de treino exaustivo.
O Golfe como sabem pode ser praticado dos 8 aos 80 (limites meramente indicativos) e que em Portugal é visto, como um “desporto para velhos”, mas o Golfe pode ser um factor para aumentar a longevidade, pois é um desporto de baixo impacto e que ajuda na maioria dos problemas de saúde.
Sabemos que com a idade, os movimentos vão sendo menos fortes e as distâncias conseguidas com cada taco vão diminuindo, sendo assim, temos que ir aprimorando o jogo curto.
No próximo dia 4 de março chego ao meio-século e com a o avançar da idade, o corpo vai dando os primeiros sinais do “caruncho”…
Comecei a jogar com uma idade relativamente baixa para a média dos golfistas portugueses, pois comecei aos 31 anos, faço este ano 19 anos da prática do Golfe.
Este mês foi-me diagnosticada uma hérnia discal na zona cervical, mas como bom golfista, a primeira pergunta foi, posso continuar a jogar Golfe ?
Sim, mas não pode levar o saco às costas (que já não o fazia) e deve utilizar um trolley de empurrar e não de puxar…
Por isso cuidem-se e joguem muito Golfe, aqui fica a minha sugestão.

Disclaimer: Não sou médico, nem estou ligado à área da saúde, apenas expressei o que tenho vivenciado e visto.


Similar articles

Footgolf at Montebelo

Footgolf at Montebelo

Montebelo Golf, in Viseu, will now have a FootGolf course, a sport that is growing internationally, with the “kick-off” at the end of October, the date on which the new sport becames available on the course of Visabeira Turismo.

Is the future called premium golf league?

Is the future called premium golf league?

It is an old story, which seems to return now (again) in force. We were in the 90s, when Greg Norman pushed the idea of an innovative world circuit, reserved only for the best among the best.

 

© GolfePress

Make sure you never miss an issue of GOLFE Portugal & Islands magazine
call (+351) 291 639 100 or e-mail us at This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it. 

Cofinaciado por: